TEAM KATX CARPFISHING
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


LAZER
 
InícioiniçioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin
Admin


Masculino Número de Mensagens : 3043
Idade : 55
Localização : RAPOSA-ALMEIRIM
Reputação : 6
Pontos : 2608
Data de inscrição : 25/11/2007

PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO  Empty
MensagemAssunto: PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO    PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO  EmptySeg Abr 15, 2013 8:06 pm

PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO  BigPike-3

Uma espécie introduzida ou exótica é uma espécie que vive fora da sua área de distribuição nativa, que tenha sido acidental ou intencionalmente para aí levada pela actividade humana, podendo ou não ser prejudicial para o ecossistema em que é introduzida. Algumas espécies danificam o ecossistema em que são introduzidas, enquanto outras podem afectar negativamente a agricultura e outros recursos naturais aproveitados pelo Homem, ou afectar a sua saúde e a de outros animais. Uma espécie introduzida que produz alterações importantes na composição, estrutura e processos do ecossistema em que foi introduzida, pondo em risco a diversidade biológica nativa, é chamada de espécie invasora. As invasões biológicas são a segunda maior causa de perda de biodiversidade à escala global.

O estabelecimento de uma espécie invasora passa pelas seguintes etapa: é introduzida por acção humana, propositada, ou acidentalmente, numa determinada região ou localização onde antes não ocorria naturalmente (ou seja, não é nativa); estabelece uma população reprodutora nesse local, sem mais intervenção humana; torna-se uma praga nessa nova localização, ameaçando a biodiversidade local.

As introduções intencionais são ilegais, quando visam apenas o interesse privado, mas também podem ser legítimas, se procuram beneficiar a população. Algumas vezes, a introdução das espécies no ecossistema pode ser imperceptível para as pessoas, pois a espécie introduzida passa a ser vista como espécie nativa.

No mundo actual, essa introdução tem sido muito facilitada, tendo como consequência a homogeneização das espécies por todo o globo, sendo um dos motivos da perda de biodiversidade do planeta e de grande preocupação entre os biólogos.

As espécies invasoras de peixes em Portugal são as seguintes: + Gambusia holbrooki – Gambúsia; + Lepomis gibbosus - Perca-sol; + Carassius auratus – Pimpão; Cichlasoma facetum – Chanchito; + Cyprinus carpio – Carpa; Esox lucius – Lúcio; Fundulus heteroclitus – Fúndulo; + Micropterus salmoides – Achigã.

As espécies assinaladas com uma cruz (+) têm estatuto legal de invasoras (Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de Dezembro), sendo as restantes consideradas invasoras por investigadores em Portugal.

Pelos vistos, não só a lista se encontra, actualmente, incompleta, como a legislação que determina períodos de “defeso”, para algumas destas espécies, está completamente desenquadrado da problemática acima referida.
Ir para o topo Ir para baixo
https://silviopenedo.forumeiros.com
 
PORTUGAL NA CAUDA DO MUNDO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PARA QuandO EM PORTUGAL

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
TEAM KATX CARPFISHING  :: NOTICIAS DA PESCA-
Ir para: